Blog Image

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD

O PRAD é regularmente exigido pelos órgãos ambientais para processo de licenciamento ambiental de atividades que irão modificar ou degradar o meio ambiente, também pode ser exigido a partir de uma punição para empreendimentos que causaram degradação ambiental decorrente de sua atividade. O PRAD deve conter diagnóstico da área afetada e as ações mitigadoras para a recuperação da área degradada, tornando-a equilibrada ecologicamente. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA)

O EVA é o estudo que irá avaliar as características ambientais de uma determinada área para a implantação de um novo empreendimento. Possíveis impactos ambientais e riscos para a população próxima da área devem ser identificados e avaliados, além de impeditivos ambientais, disponibilidade dos recursos ambientais pertinentes ao empreendimento e análise econômica. Mostrando a viabilidade ou não do empreendimento e elencando possíveis soluções. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Plano de Controle Ambiental (PCA)

É o documento que tem como objetivo apresentar planos e programas que tragam medidas mitigadoras aos impactos causados pela atividade de empreendimento seja em sua fase de instalação ou operação. O PCA é exigido para a concessão da Licença de Instalação (LI), onde está previsto pela Resolução CONAMA nº009/90. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Relatório de Controle Ambiental (RCA)

O RCA é exigido para atividades que causem impactos ambientais menos significativos, ou seja, para empreendimentos que não precisam apresentar EIA/RIMA em sua Licença Prévia (LP). A Resolução CONAMA nº10/90 exige a apresentação do RCA, nele deve conter levantamento de impactos ambientais efetivos e potenciais, apresentar medidas mitigadoras para as não conformidades identificadas advindas das atividades do empreendimento, seja na sua fase de instalação ou operação. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Projeto Básico Ambiental (PBA)

O PBA é exigido pelos órgãos ambientais para a obtenção da Licença de Instalação (LI), após a apresentação do EIA/RIMA. Nele deve conter as medidas mitigadoras exigidos pelo órgão licenciador para que o empreendimento esteja em conformidade com os condicionantes. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Monitoramento e avaliação da qualidade do solo

O monitoramento e consequentemente a avaliação da qualidade do solo é de fundamental importância para se saber o estado do solo e então gerar a tomada de decisões, preventivas e mitigadoras, para o melhor uso do solo e gestão ambiental da área. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Relatório Ambiental Preliminar (RAP)

Documento que contempla um conjunto de estudos e informações relativas ao meio físico, biótico, econômico e social, objetivando a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades potencialmente poluidoras, através de avaliação dos impactos. Além disso, constam no RAP propostas de medidas mitigadoras e de controle ambiental. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Estudo Ambiental Simplificado (EAS) /Relatório Ambiental Simplificado (RAS)

Trata-se de uma síntese de estudos que visa uma melhor compreensão da viabilidade ambiental do projeto, como também da sua localização, instalação e operação. O EAS/RAS tem como objetivo acelerar o processo de licenciamento ambiental e foi estabelecido pela resolução CONAMA 279/01. Aplica-se a atividades de potencial poluidor de pequeno e médio porte. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

Contempla os efeitos positivos e negativos do empreendimento em relação à qualidade de vida da população que reside nas proximidades. Inclui a análise de adensamento populacional, uso e ocupação do solo, ventilação, dentre outros. Foi instituído pelo Estatuto da cidade (Lei nº 10.257/2001) e é aplicável a qualquer empreendimento ou obra de infraestrutura no espaço urbano que cause impacto visual ou de fluxos. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)

É um instrumento de gestão ambiental com o objetivo de avaliar a viabilidade de instalação de um empreendimento em um determinado local. Foi instituída pela resolução CONAMA 001/86 e se aplica a empreendimentos que possam causar prejuízos ou impactos no meio ambiente, como: hidrelétricas, rodovias, minerações, aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, indústrias, oleodutos e grandes loteamentos. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) /Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

São documentos que contém um conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, que inclui uma gama de dados técnicos específicos. Tem como objetivo analisar de forma integral os impactos significativos e apresentar propostas de medidas para uma possível mitigação dos mesmos. O EIA é a forma mais elaborada do estudo e possui o acesso restrito, em respeito ao sigilo industrial. Já o RIMA é um documento publico que concede transparência ao EIA, na forma de um resumo claro e objetivo. O EIA/RIMA é exigido para empreendimentos que apresentem significativo potencial de degradação ambiental. Entre em contato conosco, responderemos suas dúvidas e atenderemos suas solicitações elaborando a melhor solução técnica para seus problemas ambientais.

Style Switcher

Choose Theme Color: Layout Style Patterns for Boxed Version View all Demos